top of page

Grupos de pesquisa vinculados ao PPEHL

Gil_edited.jpg
logo geshfe imagem_edited.png

Círculo de Estudos das Linguagens do Sudoeste Amazônico (CELSA): Por meio da participação de professores e bolsistas, o grupo pretende intensificar as pesquisas realizadas na área de Letras e Pedagogia, explorando as manifestações culturais, linguísticas e educacionais, em especial, no sudoeste amazônico. O Acre é uma região rica em possibilidades e ainda pouco explorada no campo da pesquisa. Com diversas tribos indígenas, população ribeirinha e um contexto urbano que se diversifica a cada dia, temos uma realidade extremamente complexa e desafiadora para o pesquisador. Os cursos de graduação e de pós-graduação abrem novos campos que necessitam de uma mão de obra especializada, um olhar diferenciado que possa nos revelar novos caminhos de compreensão. O CELSA, portanto, se propõe a agasalhar propostas que ampliem os contatos entre o conhecimento tradicional e a perspectiva acadêmica.

​

Grupo de Estudos Linguísticos e Literários (GRAELL): O Grupo Acriano dos Estudos Linguísticos e Literários tem como objetivo registrar e sistematizar atividades de pesquisa, ensino e extensão, pautadas em uma concepção de linguagem como objeto social a partir do tripé: indivíduo, sociedade e educação. Logo, a repercussão das composições do grupo de pesquisa depende dos trabalhos desenvolvidos por cada pesquisador, bem como dos alunos e técnicos que o integram. Para tanto, torna-se necessária a elaboração de trabalhos na área da linguística e da literatura que permitam maior visibilidade científica ao grupo, não apenas no estado do Acre, como também no país e no exterior.

​

Políticas e Poéticas Indígenas (YURA): O tema de interesse do Grupo são os conhecimentos indígenas: os aparatos cognitivos e conceituais presentes nas poéticas, cosmologias, representações e histórias indígenas, além dos instrumentos e mecanismos apropriados para seu aprendizado. Interessam-nos, ainda, as políticas relacionadas aos arranjos interinstitucionais contemporâneos e a relação entre biodiversidade e conhecimento na atualidade amazônica.

​

Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação (GEPEd): O Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação nasce da necessidade de registrarmos sistematicamente os estudos e as pesquisas realizadas pelos membros (professores/pesquisadores e alunos) que integram o grupo. Esses membros, em seus estudos e pesquisas de mestrado e doutorado, utilizam referenciais da Teoria das Representações Sociais, da Etnomatemática, da Formação docente, da Cultura e diversidade, entre outros. A diversidade do contexto amazônico é marcada, sobretudo, pela demanda de reflexão sobre os seguintes temas que nos interessam particularmente: Culturas Indígenas, Ribeirinhos, Saberes Tradicionais, Ensino, Formação Docente, Processos e Práticas Educativas. Ligados ao Centro de Educação e Letras (CEL) e ao Centro Multidisciplinar (CMULTI), queremos nos fortalecer enquanto grupo de estudo e pesquisa, ampliar e difundir os resultados das pesquisas feitas na multiplicidade das vozes amazônicas, integrando, assim, um corpo estruturado de pesquisadores, que ultrapassa os limites da floresta acriana na propagação dos saberes produzidos.

​

Grupo de Investigação sobre Leitura e Recepção de Textos (GIL): o grupo de pesquisa pretende associar a pesquisa ao ensino e à extensão, pois é um grupo que se reúne para investigar, com um viés interdisciplinar, a produção e a recepção a partir da análise de textualidades diversas: indígenas, ribeirinhas, urbanas, dentre outras, considerando o imaginário que elas guardam, criam e influenciam. O interesse investigativo se orienta às confluências entre oralidade, poéticas, narrativas e leituras/histórias de leitura em contextos múltiplos. Os estudos de teoria literária e as atuais discussões sobre textualidades híbridas servem de aporte teórico. O grupo se volta também para as questões de leitura a partir das necessidades surgidas tanto no sistema escolar quanto fora dele, tais como a presença ou a ausência de autores da expressão amazônica no currículo da escola básica a fim de perceber em que sentido o conhecimento do local, principalmente no seu aspecto artístico/cultural, é uma realidade na vivência escolar dos jovens da Amazônia acreana; investigar, ainda, os processos de formação de leitores na escola básica. Essas opções de pesquisa buscam auxiliar a escola na lida cotidiana com os desafios colocados a ela no que tange ao tema da leitura. No vale do Juruá essa reflexão mais sistemática, além de necessária, é urgente. Portanto, somando esforços com os demais grupos de pesquisa da instituição, propomo-nos a realizar pesquisas no âmbito da leitura, entendida como uma ação social e que privilegia o seu caráter interacional, ao colocar em diálogo o sujeito e sua situação de comunicação.

​

​

Eestudos Sócio-Históricos Filosóficos da Educação (GESHFE). Linhas de pesquisa:

1) Importância contempoorânea da tecnociência, incluindo o impacto de sua pesquisa e desenvolvimento no processo de desenvolvimento cultural. OBJETIVOS: Investigar: (a) as mudanças ocorridas em décadas recentes nos modos de produção social da tecnociência; (b) o modo como as mudanças afetam o status dos valores tradicionais da comunidade científica: objetividade (imparcialidade), neutralidade, autonomia, abrangência (universalidade); (c) avaliação do significado dessas mudanças a partir de alternativas às práticas tecnocientíficas.

2) Desenvolvimento histórico dos processos educacionais e seus efeitos no domínio e uso político das diferentes linguagens. OBJETIVOS: Estudar: (a) o desenvolvimento dos processos escolares, com ênfase nas estratégias de ensino e aprendizagem; (b) as relações entre ensino e a tecnologia na modernidade, especialmente o papel representado pelas máquinas e pelo avanço da experimentação como estratégia de ensino, e (c) as abordagens de autores frankfurtianos relativas ao papel da educação e da teoria crítica como ferramenta para uma educação emancipatória.

3) Abordagens transversai das relações entre ciência, tecnologia e sociedade no Brasil. OBJETIVOS: Promover estudos sobre: (a) o debate público sobre educação: a produção contemporânea da doxa na sociedade brasileira; (b) cultura digital e desigualdade: os usos sociais das novas tecnologias de informação e comunicação, e (c) instituições de produção, difusão e legitimação do conhecimento.

​

bottom of page